Centro Cultural da Branca

O projeto do Centro Cultural da Branca (CCB), da autoria de Carrilho da Graça, é um espaço municipal que surgiu da necessidade de criar um equipamento que viesse ao encontro das aspirações e necessidades das coletividades e associações que desenvolvem a sua atividade, na área da música principalmente, na Freguesia da Branca. Depois de quase dois anos de construção, a obra foi inaugurada a 29 de Abril de 2006, passando a ser o espaço de trabalho e ação da JOBRA – Associação de Jovens da Branca e da ARMAB – Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca.

Este equipamento reúne excelentes espaços, salas de aula, ensaio e apoio administrativo, um auditório com 180 lugares e uma pequena biblioteca, o que possibilita o ensino/aprendizagem da música e das artes de uma forma interessante e apelativa, capaz de atrair centenas de crianças, jovens e adultos.

Para além das condições que oferece, o CCB está rodeado de outras infra-estruturas que o coloca num local privilegiado: Extensão de Saúde, Piscina Municipal, Escola EB 2/3, Pavilhão Polidesportivo e Probranca. Toda a área envolvente é uma zona convidativa a passar bons momentos de lazer e de descanso.

Diariamente, frequentam o Centro Cultural da Branca centenas de crianças, que aqui recebem a sua formação académica e artística, pois este espaço é um local de formação por excelência. Desenvolvem atividades na área da música, dança e teatro. A oferta passa pela Formação Profissional, Formação Complementar ou como enriquecimento individual de cada criança ou jovem.

A dinamização deste espaço passa, igualmente, por uma série de eventos, uns de organização interna, como por exemplo o “Dia Mundial da Música”, a “Semana Cultural do CMJ” ou “4ªPerfeitas”, e outros de iniciativa de Associação ou Entidades que têm o CCB como um espaço de apoio às várias iniciativas de interesse municipal.


INSTALAÇÕES
  • Receção
  • 6 salas administrativas
  • Biblioteca
  • 13 salas para aulas individuais com tratamento acústico
  • 9 salas para aulas de turma
  • Sala de ensaio
  • Auditório com 180 lugares
  • Cafetaria